Com a proximidade de janeiro, a capital paulista começa a definir os detalhes e a programação dos festejos de comemoração de mais um aniversário — no próximo dia 25, a cidade completa 469 anos de fundação. Nos últimas décadas, um nome tem sido presença constante na lista das atrações da festa paulistana — o grupo Demônios da Garoa. A programação oficial será anunciada por volta do dia 15, porém é quase certo que o grupo estará mais uma vez no line-up. Afinal, para muita gente, Demônios da Garoa é sinônimo de São Paulo.

Prestes a completar 80 anos de existência e já na terceira formação — atualmente tendo à frente Sergio Rosa, Ricardo Rosa, Dedé Paraízo e Everton Souza –, o Demônios da Garoa é considerado o mais paulistano dos grupos de samba surgidos na cidade. É o principal intérprete do cancioneiro de Adoniran Barbosa, ao transformar em clássicos faixas como “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca”, “Samba do Arnesto” e “Iracema”. E apesar da renovação dos integrantes, mantém os arranjos vocais, característica marcante do grupo, próximo ao que era feito na formação original.

Formada em 1943 na capital paulista, o Demônios da Garoa extraiu influências de uma variedade de fontes culturais para construir suas próprias características. A história musical da banda cresceu a partir de 1949, quando iniciou parceria com Adoniran Barbosa (um dos mais importantes compositores da MPB). Em 1994, se tornou o grupo mais antigo da América Latina, sendo incluído no livro Guinness World Records Brazil.

No início de dezembro, o grupo lançou, através da ONErpm, um EP com três faixas, intitulado “É Preciso Seguir”. No álbum, o grupo assume os vocais de “Quer Me Namorar”, composição de Dedé Paraizo e Ricardinho DG; “Jogo de Azar”, de Dedé e Eunice Barbosa, e da faixa-título”, de André Renato e Sereno. Essa última, escolhida para ser trabalhada no ambiente online e emissoras de rádio e TV, é um samba clássico, com letra que fala de perseverança e comemoração. Também em dezembro, o Demônios encerrou longa temporada no tradicional Bar Brahma, no centro da cidade.

Fonte: Portal Sucesso

Deixe seu Comentário