Ao completar, em 2022, cinco décadas de uma vitoriosa trajetória, a cantora maranhense Alcione iniciou uma série de eventos comemorativos com o propósito de celebrar esse antológico meio século de dedicação e amor à música. E o Rio de Janeiro, cidade que a acolheu desde o início da carreira, volta a entrar no roteiro da artista. No próximo dia 5 de maio, às 22h30, Alcione retorna ao palco da Ribalta, casa localizada na Barra da Tijuca, com o show “50 Anos de Música”.

O show, que estreou em junho passado no Rio, tem o roteiro como um dos pontos altos. De acordo com o crítico Mauro Ferreira, de O Globo, “os links das músicas por afinidades temáticas e/ou rítmicas resultaram azeitados e – cabe lembrar – a maior parte desse roteiro herdou a costura do show comemorativo dos 70 anos da artista, apresentado em 16 de dezembro de 2017 na casa Ribalta, no Rio de Janeiro (RJ), cidade que acolhe Alcione desde 1967”. Ao longo de mais de duas horas, a artista maranhense promete uma extensa lista de hits, como “Estranha Loucura”, “Ou Ela Ou Eu”, “Meu Ébano”, “Figa de Guiné”, “Sem Perdão”, “Garoto Maroto”, “Noite Pelo Dia” e “Rodas de Ciranda”.

Para resumir uma trajetória tão longeva vale reafirmar que os domínios da Marrom extrapolam fronteiras. A intérprete já se apresentou em 36 países, dos cinco continentes, nos principais festivais e casas de espetáculos. Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Israel, Japão, Angola, França, Moçambique, Inglaterra, Itália, Argentina, Chile, Uruguai, e até mesmo na antiga União Soviética, estão na lista.

Alcione gravou compactos (o primeiro em 1972), LPS, DVDS e 42 Álbuns, que lhe concederam 26 Discos de Ouro, sete de Platina, sendo dois deles de Platina Duplo, três DVDS de Ouro e um de Platina Triplo. O último projeto da cantora, lançado durante a pandemia, foi “Tijolo Por Tijolo”. A cantora também é detentora de inúmeras premiações internacionais, como o GRAMMY Latino, em 2003, na categoria “Melhor Álbum de Samba”, O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Diplome de Médaille D´or (da Societé Acadêmique de Arts, Sciences et Lettres de Paris), Extraordinary Contribution to Brazilian Culture and Positive Image (concedida no 9th Annual Brazilian International Press Award. Flórida), Personalidade Negra das Artes (Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América (ONU).

Fonte: Portal Sucesso

Deixe seu Comentário